quarta-feira, junho 30, 2010

VAI DEIXAR SAUDADE

Ver dois jogadores deste calibre, tão jovens, lado a lado com a camisola do Benfica.

terça-feira, junho 29, 2010

A VENDA DE DI MARIA

Benfica já comunicou à CMVM e como tal, é oficial: Angel di Maria já não é jogador do Benfica.

"A Sport Lisboa e Benfica – Futebol, SAD, em cumprimento do disposto no artigo 248.º do Código dos Valores Mobiliários, vem informar que chegou a acordo com o Real Madrid C.F. para a alienação a título definitivo dos direitos económicos e desportivos do atleta Angel Di Maria pelo montante de 25.000.000 de euros, estando igualmente previstos 5.000.000 de euros indexados à utilização do jogador e 6.000.000 de euros relativos a prémios de performance desportiva."

Caros. Analisando como mero espectador devo dizer que não é um grande negócio mas também não é mau. Di Maria já tinha manifestado publicamente a sua vontade de sair e teríamos em mãos um jogador contrariado e desmotivado e com um perigo ainda maior: o da desvalorização acelerada na próxima época. Porque convém não esquecer que há precisamente um ano atrás, falar em 15 milhões pelo Di Maria seria uma utopia. Atendendo ao facto de nos ter custado há 3 anos 7 milhões mesmo aceitando um ordenado improvável de 1 milhão por ano durante os 3 em que cá esteve deparamo-nos com um caso em que gastamos 10 milhões e vendemos por 25 tendo, entretanto, tirado partido do seu enorme potencial desportivo. Ainda por cima acabamos de cobrir as despesas de compra de 4 jogadores com a venda de apenas 1. Bom negócio portanto. E isto só falando do que fica imediatamente garantido.

O que é mau é as constantes afirmações de Luís F. Vieira e Rui Costa dizendo que "só se baterem as cláusulas de rescisão!" Pergunto-me: Porquê? Calados teriam feito tão melhor figura e poupavam os adeptos e sócios a situações bem desconfortáveis.

No final tenho que desejar sorte a Di Maria pois, para além de ele merecer, isso significaria um aumento substancial no valor da transferência. A ser verdade porque, desde que o negócio do Simão foi feito e foram nos prometidos jogadores..

ANGELITO

Sobre o menino, falamos quando houver posição oficial do Benfica.

sábado, junho 26, 2010

O ARRANQUE

28 de Junho de 2010. É nesta data que o Campeão Nacional arranca para uma época da qual se volta a esperar muito. Diria que os benfiquistas elevam sempre a fasquia mas, esta época, promete ser diferente. Inseridos em 4 competições oficiais, Campeonato, Carlsberg Cup, Taça de Portugal e Liga dos Campeões, a expectativa está altíssima mas a euforia não estará tão desenquadrada como aconteceu nos últimos anos. Esperemos e acreditemos!

O PLANTEL
Até ao momento, são quatro os reforços garantidos mas acredito que ainda haverá mexidas que poderão estar ligadas às mais que previsíveis saídas. Nesse quadro hipotético, destaco Angel di Maria de que se tem falado e escrito muito nos últimos tempos.


Roberto Jiménez é o guarda-redes escolhido para colmatar a saída do plantel de Quim. A maioria aposta que o mesmo Roberto será o guarda-redes titular na próxima época e os 8,5 milhões de euros gastos na sua conratação não deixam espaço para manobra. Eu, pessoalmente, estou preocupado com o dinheiro gasto na aquisição de um jogador, cujo posto específico não costuma implicar valores tão altos. Desconfio mesmo que será um dos 5 guarda-redes mais caros de todos os tempos e é claro que quando se paga um valor destes por um jogador que em 19 jogos sofreu 25 golos... Temos que ter dúvidas e estar preocupados. Não estou a criticar mas espero, sinceramente, que esse valor seja sinónimo de qualidade equivalente. A partir de agora, como é óbvio, é um dos nossos e espero que tenha todo o sucesso do Mundo!

Sobre Fábio Faria, Nicolas Gaitán e Franco Jara já tive oportunidade de falar no post anterior e confesso que tenho uma esperança tremenda no Gaitán. Tive oportunidade de ver alguns jogos do rapaz e embora num contexto diferente (campeonato argentino), promete!


A ÉPOCA
CAMPEONATO
Uma época em que o grande objectivo será sempre a revalidação do título. Acima de tudo, digo eu! Devemos nos focar principalmente na conquista do 33º título que sem dúvida nos conferirá um estatuto e uma estrutura mental capaz de enfrentar cada vez mais voos mais altos no panorama nacional mas também europeu. Apenas recordar que o Benfica é o clube com recorde de campeonatos em Portugal.

TAÇA DE PORTUGAL
O Benfica é o povo. O Benfica é a maioria. O Benfica é dos portugueses e os portugueses merecem o Benfica na final. A festa do futebol será sempre mais bonita com a presença do Benfica no Jamor. O adversário da final é o menos importante desde que o Benfica lá esteja. A festa, com o Benfica, é garantida. Que este seja o ano em que a verdadeira festa da Taça, volte ao Jamor. Que o Benfica esteja lá então! Recorde de Taças? Benfica!

CARLSBERG CUP
A taça da cerveja que a mim diz-me mesmo muito pouco mas que até tem tido um gozo muito particular. 2 finais = 2 vitórias. Finalistas vencidos; Sporting e FC Porto, respectivamente. Adivinhem de quem é o recorde? Pois...

LIGA DOS CAMPEÕES
O regresso da Liga dos Campeões à sua casa portuguesa. Ao Benfica exige-se uma boa figura, à altura da sua história mas também do seu actual potencial. Os quartos-de-final já seriam bons mas uma meia-final seria fantástico. Dependendo dos grupos e da disposição de Jesus na noite dos jogos temos equipa para fazer frente a muitas, mas mesmo muitas equipas por essa Europa fora!

Agora, esperar que a sorte nos acompanhe e que, a transparência impere. Assim sendo, seremos campeões de certeza.

terça-feira, junho 15, 2010

REFORÇOS

JAN OBLAK - Trata-se de um jovem guarda-redes esloveno de apenas 17 anos de idade. Acredito que seja uma aposta para a equipa de júniores pese embora os poucos ecos que nos chegam referenciando-o, falem-nos de um jovem com enorme potencial. Fez 21 jogos a época passada pelo seu clube, o Olimpija Ljubljana e é internacional sub-21 pela Eslovénia.

FÁBIO FARIA - O central que na última época alinhou pelo Rio Ave é um jogador físicamente muito robusto, excelente sentido posicional e enorme margem de progressão. Tem a vantagem de poder jogar na lateral esquerda dando uma consistência mais defensiva para jogos em que a mesma seja necessária. Poderá vir a ser um jogador muito útil ao plantel.

NICOLAS GAITAN - Para quem acompanha o campeonato argentino é um jogador que dispensa apresentações. Desequilibra jogando para a equipa e parece-me extremamente inteligente na ocupação dos espaços. Um pouco à imagem do Saviola. A adaptação é sempre um factor importantíssimo em jogadores de campeonatos tão diferentes mas o Jorge Jesus já deu provas de ser capaz de fazer com que os jogadores ultrapassem esse 'handicap' com relativa facilidade. Boa contratação!





FRANCO JARA - É um avançado diferente de todos os que temos. Raça e determinação! Não nos esqueçamos que mesmo jogando no modesto Arsenal de Sarandi já foi internacional pela selecção principal da Argentina o que é sintomático. Mais um quebra-cabeças para as defesas adversárias.